Pesquisar
Close this search box.

Você sabe por que as dores aumentam no frio?

Devido a queda da temperatura ambiente, o corpo tenta perder menos calor e até produzir mais calor.

Vou te explicar como! Nós encolhemos nosso corpo contraindo a musculatura de forma involuntária, tentando produzir mais calor! Sim, a contração muscular libera calor, dessa forma aquecemos nosso corpo, mas esta contração pode enrijecer os músculos, causando dor. Outro fator é que este enrijecimento muscular pode aumentar a pressão dentro das articulações e se elas já estiverem com algum problema, só vai agravar, mas a coisa não para por aí. Com a temperatura baixa, o líquido sinovial, que está dentro dasarticulaçõesfica mais denso, espesso, diminuindo e dificultando o movimento e tornando as articulações mais doloridas.

 
Ocorre também a contração da musculatura dos vasos sanguíneos, provocando  uma vasoconstricção, principalmente nas extremidades e nos músculos para poder desviar uma maior quantidade de sangue para a região central do nosso corpo para manter a temperatura ideal e a homeostase (propriedade do organismo de permanecer em equilíbrio mesmo quando ocorrem mudanças radicais no meio externo).
 
 
Este ajuste do corpo às mudanças climáticas diminui também a flexibilidade dos músculos, favorecendo o surgimento de lesões musculares. 
 
 
Para complicar ainda mais, algumas pessoas andam curvadas no frio, sobrecarregando a coluna. A Baixa temperatura acomete principalmente pessoas que já têm algum tipo  de dor crônica, como artrite, artrose, fibromialgia e outras alterações.
 
A dica é: vamos nos aquecer!! Atividades que já estejam acostumados, iniciando com alongamento muscular, caminhadas leves. Chás, escalda pés (você não tem ideia de como pode te fazer bem este hábitos dos mais antigos), compressas quentes. Imagina um chocolate quente … Evitar ficar exposto ao frio, principalmente algumas regiões do corpo como: Pés, lombar, pescoço e cabeça.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *